O que posso fazer pelas suas finanças pessoais?

Cuidar de nossas finanças pessoais é algo que os seres humanos frequentemente não fazem. Até porque frequentemente há muito pouco do que cuidar.. Mas há momentos na vida como no casamento, na compra de um imóvel e principalmente na aposentadoria quando é muito importante fazer um orçamento de ganhos e gastos previstos para o futuro com o objetivo de prevenir surpresas maiores.

  • icon-1

    Planejamento
    Financeiro

  • icon-2

    orientação
    estratégica

  • icon-3

    Orçamento na
    aposentadoria

Ao se fazer um orçamento para o futuro, na aposentadoria por exemplo, podemos nos deparar com uma surpresa agradável: os investimentos disponíveis mais os realizáveis permitem pagar todas as despesas futuras previstas até uma idade avançada e ainda haverá sobra. Se esse é o caso isso permite rever as despesas programadas e se desejado programar gastos maiores. Ou ao contrário, se as projeções mostrarem que na velhice deverão ter se esgotado os recursos então é conveniente diminuir as previsões de gasto antes da velhice para que não faltem recursos para a última fase da vida.

Mas não trabalho somente na análise e planejamento financeiro para a terceira idade. Outros acontecimentos envolvendo quantias substanciais de dinheiro requerem uma boa avaliação prévia da sua viabilidade e custo. Por exemplo se você tem uma casa e pretende comprar e se mudar para um apartamento menor, mesmo este apartamento custando menos do que o valor esperado pela venda da casa, provavelmente a despesa da compra ocorrerá antes da receita da venda. É bom então você pode contar com outros investimentos que possam cobrir o preço da compra ou terá que recorrer a um financiamento e nesta hipótese o custo do apartamento pode aumentar substancialmente. É fundamental que o comprador/vendedor saiba destas coisas antes de fechar negócio para não ser pego de surpresa e ficar insolvente no meio do caminho.

LECS Estrategia Consultoria Ltda

contato@csalles.com.br | 11 5103-1554 | Rua Arandu 57, sala 164. São Paulo, SP 04562-031